Elos – Por que indicamos a integração com Moodle usando o LTI?

Agendamento de sessões

O LTI oferece opção de agendamento, que permite também configuração de recorrência. Ao agendar as aulas usando recorrência, serão listadas somente as aulas que ainda não aconteceram. Já a integração via plugin não tem opção de recorrência e o agendamento funciona em uma lógica um pouco diferente, baseando-se em uma janela de intervalo de permissão de acesso à sala.

Personalização da sala

Ao agendar sessões via LTI é possível configurar diversas opções de personalização da sala, como por exemplo a mensagem que é exibida a cada participante no início do chat. No LTI existe também a possibilidade de facilmente configurar como padrão as opções de desativar bate-papo púbico e notas compartilhadas.

Acesso de participantes externos

O LTI permite que seja gerado um link externo para acesso às conferências (recurso que não é possível via plugin). A opção de link externo é facilmente desabilitada caso não haja interesse em usá-la.

Relatórios

No LTI são gerados relatórios para docentes, onde se pode verificar quem esteva presente em cada uma das aulas, bem como as data e horários em que cada aula ocorreu. No plugin esse relatório não está disponível.

Compatibilidade e atualizações

No LTI a gestão de atualizações é feita pela Mconf, ou seja, quando um novo recurso é disponibilizado no Elos isso é automaticamente replicado no LTI, portanto a administração do sistema não precisa fazer atualização. No plugin as atualizações precisam ser manualmente configuradas.

O LTI é muito mais leve para o Moodle do que o plugin nativo.

A integração por LTI é mais fácil de ser configurada.

Veja abaixo um resumo das diferenças entre a integração Moodle via LTI e via Plugin:

  LTIPlugin 
 Endereços das sessões É possível criar um link único para cada disciplina, bem como utilizá-lo em diferentes sessões. É necessário criar várias atividades do tipo ‘Sala de videoconferência’, sendo uma atividade para cada sessão, o que também resulta em um endereço de acesso para cada sessão.
 Agendamento Disponível opção de agendamento, que permite também configuração de recorrência. Ao agendar as aulas usando recorrência, serão listadas somente as aulas que ainda não aconteceram.Sem opção de recorrência e o agendamento funciona em uma lógica um pouco diferente, baseando-se em uma janela de intervalo de permissão de acesso à sala.
Histórico de gravaçõesAs gravações do curso ficam listadas todas em um mesmo local.As gravações são disponibilizadas dentro de cada atividade em que a sessão foi criada.
Participantes externos Permite configuração para aceitar também participantes de fora do Moodle nas sessões. A opção de link externo pode ser facilmente desabilitada caso não haja interesse em utilizá-la. Não é possível que pessoas que não estejam vinculadas a um curso acessem a sala. 
Permissões de interatividadeExiste a possibilidade de facilmente configurar como padrão as opções de desativar bate-papo púbico e notas compartilhadas. Configuração não está disponível.
GruposRecurso ainda não suportado.Oferece compatibilidade com definições de acordo com grupos do Moodle.
Relatórios*  São gerados relatórios para docentes, onde se pode verificar quem esteva presente em cada uma das aulas, bem como as data e horários em que cada aula ocorreu. Relatórios não disponíveis.*Em ambos o casos existe um relatório gerencial, que mostra os dados a nível institucional, o qual pode ser obtido dentro da conta Elos da instituição (fora do Moodle).
Compatibilidade e atualizaçõesA gestão de atualizações é feita pela Mconf, ou seja, quando um novo recurso é disponibilizado no Elos isso é automaticamente replicado no LTI, portanto a administração do sistema não precisa fazer atualização. Atualizações precisam ser manualmente configuradas.